sexta-feira, 4 de março de 2011

Era Proterozóica


A era Proterozóica durou de 2.500 a 545 milhões de anos.Muitos dos principais eventos da história da Terra e da vida ocorreram durante o Proterozóico, tais como a estabilização dos continentes, as primeiras orogêneses (processos geradores de montanhas), o aparecimento de oxigênio na atmosfera e o desenvolvimento de indivíduos eucariontes.

O limite que separa o Éon Arqueano do Éon Proterozóico foi arbitrado em 2.500 milhões de anos, e marca o final da estabilização das áreas cratônicas arqueanas.

O Éon Proterozóico se caracterizou pela evolução de vastas plataformas continentais em torno dos núcleos arqueanos estáveis.

Litologicamente os granitos e gnaisses ainda são as rochas mais frequentes.

Tal como no Arqueano, os sedimentos mais comuns nas águas profundas são as grauvacas. Mas, uma vez que temos várias áreas continentais se estabelecendo, cada uma delas com uma plataforma continental associada, tem início uma vasta sedimentação plataformal, representada por arenitos, calcários, arcóseosefolhelhos.

Também é bastante frequente a ocorrência de formações ferríferas bandadas (BIFs), que concentram os maiores depósitos de ferro do mundo.

Os primeiros organismos que apareceram na Terra eram procariontes, fotossintéticos e se reproduziam de forma assexuada. No início do Mesoproterozóico se desenvolvem os primeiros organismos com reprodução sexuada. Essa evolução só foi possível graças ao desenvolvimento de uma atmosfera rica em O2 e O3, semelhante à atual. Essa atmosfera passou a proteger a Terra da radiação ultravioleta, nociva aos cromossomas. Esses novos organismos, predominantemente algas multicelulares, apareceram há aproximadamente 1.300 milhões de anos.

O aumento constante do oxigênio possibilitou o aparecimento dos metazoários, organismos complexos que realizam respiração, há aproximadamente 650 milhões de anos. Esses primeiros metazoários tinham configuração simples, e corpos macios, tais como artrópodes primitivos e seres parecidos com medusas, e seus registros foram encontrados nas rochas de Ediacara Hills, perto de Adelaide, Austrália (Glaessner & Wade, 1996).

Nenhum comentário:

Postar um comentário